Alpendre GCM


O pedido do projecto era uma garagem, uma pequena cozinha de apoio ao jardim e um alpendre com zona coberta e descoberta. Um programa simples, de apoio a uma casa de férias. O projecto tinha também como objectivo criar uma ligação entre duas cotas distintas do terreno e servir de charneira entre a moradia existente e uma nova cuja construção se equacionava, no lado oposto do terreno.

O resultado destas condicionantes deu origem a um projecto que as divide em 3 peças que se apoiam, com um sentido tectónico, em que a materialidade provém dessa lógica de suporte. É um estudo de como as coisas se podem assentar.

Assim o projecto constitui-se de um pequeno volume encerrado revestido a cerâmica e com pequeníssimas aberturas, onde se apoia um grampo de betão branco que não só serve de cobertura à garagem como suporta em cima os dois alpendres. Finalmente ligeiramente pousada e orientada a um monte vizinho o alpendre coberto, uma caixa de madeira, leve e alta, que se impõe no terreno: de cota alta como um túnel que se precipita para a paisagem que enquadra; da cota baixa um caixa monumental, em equilíbrio que marca a presença de algo. Cria-se a ligação visual que permite aproximar duas casas que estão em lados opostos e terão idades opostas. Como se uma fosse o pai da outra: a mais antiga olha sobranceiramente, vigilante, a outra sentir-se-á vigiada e cuidada de longe: mas autónoma na sua adolescência rebelde.